Coaching e Psicodrama


O que é o Coaching? O que é o Psicodrama?

Qual o diferencial do Psicodrama no Coaching?

A palavra inglesa coach tem a sua origem entre os séculos XV e XVI, na cidade húngara de Kocs, onde sugiram os primeiros coches que viajavam entre Viena e Budapeste. Estas carruagens tornaram-se conhecidas pelo seu conforto e pela função que desempenhavam – transportar pessoas de um lugar para outro. Se quisermos fazer um paralelismo com a atual função do Coach, também ele transporta as pessoas “de um sítio para o outro, do seu Estado Atual para um Estado Desejado, de um nível de consciência para outro”.
O Coaching não é um fenómeno recente nem um processo pedagógico fruto da modernidade. Julga-se que Sócrates, na antiga Grécia foi o seu criador.

“Conhece-te a ti mesmo!” (Sócrates)

O Coaching é uma relação de parceria entre Coach (profissional) e Coachee (cliente) que promove mudanças positivas e introduz de maneira efetiva, e em qualquer sector do dia-a-dia, uma verdadeira Cultura de Resultados Positivos.

A essência do Coaching é:

“Ajudar a pessoa a mudar na maneira que ela quer, ajudando-a a caminhar na direção que ela quer ir. O Coaching apoia a pessoa em todos os níveis do processo de tornar-se quem ela quer ser e a ser o melhor que ela pode.

O Coaching, mais do que ensinar, ajuda as pessoas a aprender.”

É um processo que ajuda o cliente a elaborar melhor o seu papel e a elevar o seu nível de competências (CHA: conhecimentos, habilidades e atitudes), aperfeiçoando o seu desempenho pessoal e profissional, seja desenvolvendo novas competências ou aprimorando as atuais e a lidar com dificuldades que podem comprometer os seus resultados. O cliente é ajudado a reconhecer e a desenvolver as suas forças, bem como a superar quaisquer que sejam as suas resistências internas. É dada ênfase a fortalecer a Identidade (Quem sou EU?), os Valores e a trazer os Sonhos e as Metas para a realidade.

“Freud interpreta os sonhos, eu ensino-os a sonhar”. (Moreno)

O objetivo do processo de Coaching é ampliar o auto-conhecimento do cliente e a clareza do que ele quer e do que é necessário fazer para alcançar os resultados desejados. Baseia-se num pressuposto de que os indivíduos possuem já todos os conhecimentos e recursos necessários para atingirem os níveis de excelência que desejam para as suas vidas.

Jacob L. Moreno desenvolveu uma Ciência chamada de Socionomia, a Ciência das Relações. Os indivíduos são reconhecidos pelos outros pela forma como agem nas relações. Apenas na ação se pode ter uma dimensão mais real do que se é.

A Socionomia apresenta duas principais metodologias: Psicodrama e Sociodrama.

A palavra Psicodrama é de origem grega, Psico (Psique = Alma = EU) + Drama (Ação) = Psicodrama (Eu na Ação). O Psicodrama ajuda-nos a perceber as atitudes e ações que orientam as inter-relações, para que possamos realinhar os objetivos e as ações adequadas para alcançá-los.

A palavra Sociodrama, por sua vez, significa: Sócio (social = grupal) + Drama (ação) = Sociodrama (Grupo em ação). Investiga os grupos e as suas inter-relações.

Psicodrama e Sociodrama são metodologias que têm como objetivo o desenvolvimento da criatividade na sua essência, ou seja, o cliente é capaz de refletir sobre as suas ações para transformá-las, sobre o contexto no qual está inserido para aperfeiçoá-lo. O objetivo do Psicodrama é o Encontro, a capacidade de um ser humano se relacionar com outro, respeitando-se a si próprio e ao outro.

O diferencial do Psicodrama no Coaching: o Psicodrama aplicado no Coaching possibilita transformar a ação por meio da sua reflexão. A ação conectada ao pensar e ao sentir facilita viver os papéis e potencializa o Ser Humano nas suas relações consigo mesmo e com os outros. O Processo de Coaching com Psicodrama explora as ações repetitivas e os aspetos comportamentais do coachee de forma rápida e eficaz, para que ele possa lidar com os seus bloqueios, rever o seu papel profissional e pessoal e desenvolver ou aprimorar as suas competências (CHA).

Sócrates e Moreno consideram que todos somos seres geniais e que todos temos os recursos dentro de nós para vivermos a Vida que desejamos.

Ligue o 21 411 55 29 (rede fixa) ou 91 500 53 22 (rede móvel) e marque a sua terapia.